Saturday, May 23, 2015

Pérolas.

"... Mas mais importante para eu começar a entender quem são os casais que têm uma faísca erótica, que sustenta o desejo, eu tive de voltar à definição original de erotismo, a definição mística, e quando eu passei por isso, por essa bifurcação, olhando para o trauma, efetivamente que é o outro lado, e eu olhei para isso olhando para a comunidade em que eu cresci, uma comunidade na Bélgica, todos sobreviventes do Holocausto, e na minha comunidade havia dois grupos: aqueles que não morreram e aqueles que voltaram à vida. E aqueles que não morreram, viveram geralmente muito amarrados ao chão, não puderam experimentar o prazer, não conseguiram confiar, porque quando estamos vigilantes, preocupados, ansiosos, e inseguros, não conseguimos levantar a cabeça para descolarmos para o espaço e sermos brincalhões e seguros e imaginativos. Aqueles que voltaram à vida foram os que entenderam o erótico como um antídoto para a morte. Eles sabiam como se manter vivos. E quando eu comecei a ouvir sobre a falta de atividade sexual dos casais com quem trabalho, eu por vezes ouvia pessoas a dizerem: "Eu quero mais sexo" mas geralmente as pessoas querem é sexo melhor, e melhor é reconetarmo-nos com aquela capacidade de estarmos vivos, de vibração, renovação, vitalidade, de Eros, de energia que o sexo lhes costumava proporcionar, ou que eles esperavam que isso proporcionaria. E então comecei a fazer perguntas diferentes. "Eu desligo-me quando..." começou a ser a pergunta. "Eu desligo os meus desejos quando..." que não é a mesma pergunta que: "O que me faz perder o desejo é..." e: " Fazes-me perder o desejo quando..." E as pessoas começaram a dizer: "Eu perco o desejo quando "me sinto morto por dentro, quando não gosto do meu corpo, "quando me sinto velho, quando não tive tempo para mim, "quando não tive a oportunidade sequer de entrar contigo, "quando não me saio bem no trabalho, "quando sinto a minha auto-estima em baixo, quando não tenho sentido de valor próprio, "quando não me sinto no direito de querer, de tomar, "de receber prazer". (Esther Perel)

No comments: