Saturday, May 23, 2015
É evidente que o passado esta aqui.
" Chamamos "presente" a este instante e cobrimo-lo com uma definição que conseguimos entender, que nos ajuda a orientarmo-nos no tempo. É uma espécie de mapa: passado, presente e futuro são pontos cardeais nessa cartografia do tempo, é preciso navegar. Mas é evidente que o passado esta aqui, ainda esta aqui e nunca se apagará. A sua presença nao depende da memória, nao depende da consciência.
O tempo nao dilui os efeitos daquilo que aconteceu, pelo contrario. O tempo expande cada decisão e cada gesto. Essa é a força de estarmos vivos e de tocarmos o mundo com o que fazemos e com o que nao fazemos.
E é sempre assim com o passado, pessoas diferentes retiram diferentes lições e, com frequencia, preferem aquelas que lhes convêm.
Na nossa vida, todos temos oceanos, parecem inultrapassáveis, sentimo-nos pequenos diante deles, são reais e concretos, assustam-nos da mesma maneira que um oceano a noite, navegar a vela num oceano infinito debaixo de uma noite negra. Tambem nao é preciso olhar muito em volta para perceber que, na nossa vida, todos temos horizontes, linhas distantes onde precisamos de imaginar algo que nao esta la e, dia após dia, temos de ser nos a esforçarmo-nos por nao duvidar dessa miragem transparente"
José Luis Peixoto
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment