Monday, May 28, 2007

Dos riscos.

"Eu e tu. um cabo de aço fininho. pouco tempo e luz quase nenhuma. eu e tu. um jogo. a certeza de que é fácil, muito fácil, perder. o jogo. o equilíbrio. fecha os olhos, dizes. fecha os olhos, abre os braços como se fossem asas e vem. um pé e depois o outro. não penses. respira apenas o essencial. sentes o meu calor que te espera deste lado, sentes? então vem. devagarinho. um pé e depois o outro. equilibra-te com o que tens, menino. não podes contar com mais nada. lá em baixo não há redes. não tens páraquedas nem coisa que te valha. és só tu e as coisas em que acreditas. tu e o perigo. a vida é feita de riscos, menino. ninguém disse que era fácil, pois não? então vem. confia. arrisca. se caires, morres. não tens redes nem páraquedas, lembras-te? não dói, portanto. é só uma pancada seca que te parte o pescoço. dois segundos até que respires pela última vez. não sentes nada, vês? arrisca. o que é que tens a perder? só tens a ganhar. deste lado estou eu, de mão estendida à tua espera. não abras os olhos. sim, estou cada vez mais perto. mas se não confiares, se abrires os olhos à minha procura, é certo que vais desequilibrar-te e cair. sem rede, menino. e a coragem? e o peito aberto aos desafios? e o lutar pelo que queres? se o preço a pagar é a incerteza de que chegas vivo ao final da linha, paga-o. não tens nada a perder. em última análise, pode depois não ter valido a pena. mas não perdes nada. chegas ao lado de cá e percebes que não valeu a pena. desces as escadas e segues o teu caminho sem olhar para trás. e o que podes ganhar? um futuro. uma vida. um novo campo de jogo. novas premissas. novos desafios. ou o sonho que sempre procuraste e que sempre achaste demasiado longínquo. um pé e depois o outro. braços abertos como asas. a respiração certa. equilíbrio. sem rede. no fio da navalha. coragem. a de sempre. a tua. coragem."

[Por: Lénia Rufino]

2 comments:

[ momentos ] said...

lindo.
tinha de ser. da lénia.

onde anda? perdi-a :)

Vida said...

Não sei onde anda.. tb lhe perdi o rasto! :)
Tinha este texto guardado há mt.. é dos meus favoritos!!!
Beijinho e obrigada plas tuas visitas.. *