Saturday, November 17, 2007

Dentro de nós há o problema do ou e e.

Às vezes gostávamos que as coisas cá dentro fossem ou brancas ou pretas e os sentimentos estivessem, no coração, separados segundo as suas cores em gavetas diferentes. A vida seria muito mais simples. O problema é que, no coração, vem tudo misturado e cheio de es. Há coisas que parecem boas e são más, enquanto que outras parecem más e são boas. Uma pessoa, se não tem cuidado, engana-se.
Foi este o problema do Adão e Eva: a maçã era má e parecia boa. Ainda gostava, um dia, de conhecer o LABORATÓRIO DAS TENTAÇÕES, onde se inventa esta trapalhada toda. Se percebesse melhor o truque dos es talvez começasse a ser capaz de distrinçar os ous.
Não sei de onde vem esta agitação que nos atacou o coração e nos deixa como baratas tontas, sempre à procura da metade que não temos e do sítio onde não estamos. Há quem diga que é feitiço. Acho que, antes de nascermos, alguém nos segredou baixinho que é possível sermos totalmente felizes. E acho que este segredo bom é a culpa de que não nos contentarmos nunca com o que já alcançámos e querermos sempre mais.

[Nuno Tovar de Lemos in O Príncipe e a Lavadeira]