Sunday, February 8, 2009

Eu sempre disse que não queria ser grande.

'Eu gostava quando a ingenuidade e a inocência me tapavam os olhos. Porque é que teve que vir uma tal de realidade para os abrir?

Passam dias, meses, anos. Acontecem muitas coisas boas. Mas porque é que as más, que acontecem antes e depois, são sempre mais intensas? E, normalmente, duram sempre mais tempo também. Há quem diga que é para darmos valor às coisas realmente boas. Mas eu não acredito nisto.

Quando acontecem coisas más, nós criamos defesas, aprendemos a controlar impulsos e expectativas, ganhamos medo. E, depois, são essas mesmas defesas, ausência de impulsos e esse medo que, não raras vezes, nos fazem afastar as coisas boas ou, pelo menos, não as vivermos com a mesma intensidade com que vivemos as más. Onde é que entra o valor?

Eu gostava de ser criança, naquela altura o maior problema que eu podia ter era a professora ralhar comigo por eu não ter feito os trabalhos de casa.

Crescer tem sinónimos como maturidade, responsabilidade, metas, estratégias e mais uma quantidade de palavras complicadas.

O que eu gostava mesmo, mesmo era de poder construir um meio-termo: poder ser hoje a mais responsável e madura e, amanhã, andar a brincar às escondidas pela casa e ter alguém que cuide de mim.

Mas, infelizmente, já não tenho companhia para jogar às escondidas e, muito menos, quem cuide realmente de mim.

E agora, àqueles que me perguntam “o que é que te aconteceu?”, aqui têm a resposta: cresci!

Deixei de acreditar no mundo cor-de-rosa que pintava, já não acredito que as coisas más só acontecem aos maus, já não defendo que amanhã vai ser um dia melhor e, muitos menos, que uma gargalhada é a melhor terapia.

Hoje, agarro-me a tudo o que conquistei, às poucas pessoas realmente boas que conheci, aos momentos em que fui feliz e torno-me forte.
Essa força ajuda-me a continuar a crescer e a construir, possivelmente, algo melhor.'

1 comment:

Anonymous said...

é estranho e irreal como os seus textos vêm sempre a na hora certa e como têm sempre uma razao de ser no meu dia a dia. :)